A cereja é uma fruta pequena, mas cheia de benefícios para a saúde. Ela é rica em vitaminas, fibras, antioxidantes e sais minerais, e pode ajudar melhorar o sono e o humor por ser fonte de triptofano, serotonina e melatonina, hormônios que regulam o humor e o estresse. Previne doenças cardiovasculares através das antocianinas que ajudam a controlar o colesterol “ruim” e a reduzir o risco de infartos. Combate o envelhecimento precoce por ser rica em vitamina C e o betacaroteno combatem os radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele. Diminui os sintomas de artrite e gota, pois as antocianinas têm ação anti-inflamatória e a vitamina C ajuda a eliminar o ácido úrico. Suas fibras ajudam a regular a flora intestinal e a combater a prisão de ventre. Os compostos bioativos presentes na cereja ajudam na recuperação muscular após a atividade física e o potássio pode ajudar a reduzir a pressão alta.
Uma curiosidade, sabia que a cereja é parente da ameixa, do damasco e do pêssego, e pode ter as cores vermelho, roxo ou preto?
O iogurte é preparado pela fermentação do leite por Lactobacillus gênero de bactérias. Sendo um produto de leite, o iogurte é rico em proteínas e cálcio. Também é uma boa fonte de vitaminas (B2, B6 e B12) e minerais (sódio, potássio, magnésio e fósforo). O iogurte é uma excelente alternativa ao leite para a intolerância à lactose. Foi visto que a maioria das pessoas com intolerância à lactose não sofrem seus efeitos nocivos como dor, flatulência e diarreia após o consumo de iogurte. Isto é porque a maioria do teor de lactose do leite é convertido em ácido láctico em iogurte, durante a fermentação. O iogurte é facilmente digerível e oferece mais benefícios nutricionais do que leite, além de ser uma excelente fonte de probióticos.